Adesão ao SISBI/POA é destaque na região central do Paraná!

O Consórcio Cid Centro (30 Municípios) está participando do projeto-Piloto de Ampliação de mercados de produtos de origem animal para consórcios públicos.

O objetivo do projeto é de orientar tanto os consórcios para que a inspeção nos municípios de abrangência seja harmonizada e considerada equivalente ao Mapa para adesão ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção) e possibilitar a ampliação de mercados de POA do nível local para o nível nacional.
Em reunião realizada no dia 30/09, na sede da Associação dos Municípios do Centro do Paraná – AMOCENTRO, com a presença dos Prefeitos, Prefeitas, Secretários Municipais, Vice Prefeitos, Vereadores, Médicos Veterinários, Técnicos, Servidores, Empresários e Auditores Federais do Ministério da Agricultura, que estavam realizando a verificação do SIPOA do Consórcio para chancela do SISBI.

Entre os dias 27 3 30 de setembro o Ministério de Agricultura realizou a verificação do processo de auditoria de Equivalência para a Adesão ao SISBI-POA para consórcios públicos.

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.
Os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e os Consórcios Públicos Municipais podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Os requisitos e demais procedimentos necessários para a adesão ao SISBI-POA já foram definidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e publicados na Instrução Normativa n° 17/2020.

Adesão ao SISBI/POA é destaque na região central do Paraná! - Galeria de Imagens Adesão ao SISBI/POA é destaque na região central do Paraná! - Galeria de Imagens