CAPACITAÇÃO REDE PROTEÇÃO - JUSTIÇA RESTAURATIVA E CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ

A Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, com apoio da Prefeitura Municipal, realizaram uma capacitação continuada para a Rede de Proteção do município, composta pelas seguintes áreas: Assistência Social, Saúde, Educação Municipal e Estadual, APAE, CMDCA, Conselho Tutelar e Policia Militar.

A Capacitação em Justiça Restaurativa tem o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e profissional, compreender e praticar a abordagem da Justiça Restaurativa no seu ambiente de convivência e a aplicação da metodologia dos Círculos de Construção de Paz no atendimento com crianças, adolescentes e suas famílias. Fortalecer o uso do diálogo na restauração da confiança, base para a construção de bons relacionamentos e para uma cultura de paz.

Essa capacitação tem sido muito requisitada pelos municípios ao setor judiciário, considerando que a demanda é grande e a capacitação gratuita demora muito a chegar principalmente nos municípios pequenos; a administração municipal providenciou a capacitação para a rede de proteção, que aconteceu nas cinco sextas-feiras do mês de fevereiro a março de 2022.

No dia 11.03.2022, encerramento da capacitação, contamos com a participação do Vice Prefeito Osni Fontana e do Prefeito Municipal Airton Agnolin para a entrega dos certificados a todos que concluíram; na ocasião o Prefeito parabenizou a todos, pontuou que o objetivo da qualificação fora atingido, considerando a necessidade de aprimoramento profissional na área. Ainda, destacou a importância de capacitar a Equipe Municipal, relembrando seus mandatos anteriores, onde sempre colocou como prioridade a pauta Capacitação.

Concluíram a capacitação os seguintes: pela Assistência Social (Vanessa Francieli Alves, Geraldina Pereira de Freita, Sheyla Patricia Viana Cano, Evandra Correa de Oliveira, Hoany da Silva Smak, Francy Klay Barros Cassimiro), pela Saúde (Jair Taborda Ribas, Ana Flavia Rotta), pela Educação Municipal (Meire Terezinha Valerio Saibert, Diane Maria de Meira da Costa, Andreia Cristina Jaskiw Agnolin), pela Educação Estadual (Luciana da Silva dos Santos, Edna Aparecida/ da Silva), pela APAE (Tania Regina Sokolowski Hoffmann), pelo CMDCA (Edicele Cristina Devorak), pela Casa Lar (Jose Narciso Filho) e pelo Conselho Tutelar (Celso Alexandre de Souza).

LEMBRE-SE: "Todas as crianças, adolescentes ou famílias, estão a cada momento, fazendo o seu melhor para atender o que é importante pra eles, mas se eles chegam até você, lembre-se de que estão buscando em você, alguém que verdadeiramente SE IMPORTA, buscando um relacionamento saudável para lidar com desafios comuns de suas vidas. Se tornar restaurativo, também vem com a prática dos Círculos, mas o importante está em compreender que você tem um propósito com cada vida que chega até você." (Fabiano França)

GALERIA DE FOTOS

CAPACITAÇÃO REDE PROTEÇÃO - JUSTIÇA RESTAURATIVA E CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ - Galeria de Imagens

COMPARTILHAR