Campanha Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater.
Em alusão ao Dia 18 de Maio, o Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, por meio da campanha “Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, mobiliza municípios de todo o Brasil em prol da Campanha, O objetivo da campanha anual é ressaltar a responsabilidade do poder público e da sociedade na implementação do Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, na garantia da atenção às crianças, adolescentes e suas famílias, por meio da atuação em rede, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos preconizado no ECA (Lei Federal 8.069/90) e tendo como lócus privilegiado os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente no âmbito dos estados e municípios.
Nova Cantu anualmente também convoca destaca a importância do  “18 de Maio” para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, especialmente o direito de crescerem saudáveis e livres do abuso e da exploração sexual. A campanha "Faça Bonito" tem a  Flor, simbolizando o cuidado e a proteção que devemos ter com as meninas e meninos do Brasil.
Neste ano de 2019 as ações da Campanha já começaram a serem desenvolvidas com palestras da Assistência Social nos Distritos de Santo Rei e Cantuzinho, também palestra a ser realizada com Assistente Social para o público do PAIF no CRAS capacitação da Assistente Social e psicóloga com as ACS e visitadoras sociais do programa criança feliz.
Nesta sexta-feira dia 24 de maio, haverá pedágio com conselho tutelar e polícia Militar seguindo com orientação de como proteger, orientar e onde pedir ajuda para combater esta violência, a partir de 15 horas haverá carreata com saúda do ginásio de esportes.
O dia 18 de Maio é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Araceli foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada, no Espírito Santo. O corpo foi deixado desfigurado e em avançado estado de decomposição próximo a uma mata, em Vitória, dias depois de desaparecer.

O dia do desaparecimento de Araceli, com o passar dos anos, passou a marcar um lembrete para que a sociedade se atente à violência contra as crianças. O 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a partir de 2000.