Casos de Dengue em Período Atípico Preocupa Saúde de Nova Cantu

O Combate a dengue é diário, a luta contra o mosquito não deve em momento algum ser esquecida, esta missão de todos nós neste momento em Nova Cantu deve ser levada ainda mais a sério, onde ocorreram até o momento 12 casos de dengue somente este ano, 4 no mês de agosto, período onde não costuma ocorrer, preocupada com a situação a Secretária de Saúde Daiane Oliveira, convidou membros da regional de Saúde de Campo Mourão para esclarecer os casos à população em reunião ocorrida nesta sexta-feira, (23), os técnicos esclareceram as duvidas de membros do conselho municipal de saúde e outros conselhos municipais.
Origem - Inicialmente um individuo oriundo de outro município manifestou o caso, que também se manifestaram em familiares e vizinhos.
Combate - A melhor forma de combate é a limpeza dos criadouros, locais onde há água parada.
Pneus - O Secretario de Meio Ambiente Tiago Fameli, esclareceu que de Acordo com o Secretário de Estado de Meio Ambiente Marcio Nunes, os municípios foram alertados que, de acordo com o Artigo 33 da Lei Federal nº 12.305/2010, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos e dentre eles estão os pneus, objeto do convênio. Correndo risco de os prefeitos serem denunciados por improbidade administrativa.
Inseticida para Combate - Os Técnicos da Regional de Saúde esclareceram que o inseticida esta em falta a nível de Brasil, e no momento o combate deve ser feito pela população no Combate aos criadouros.
O Que é Feito Quando se Registra Casos Suspeitos - A secretaria de Saúde Daiane Oliveira, esclareceu que quando ha casos de suspeita de dengue é realizado num raio de 300mts da residência uma área de bloqueio, para limpeza e varredura minuciosa de possíveis criadouros. E que a eliminação de novos focos  e possíveis criadouros deve ser diariamente, e depende apenas dos munícipes. Juntos podes combater a dengue, faça a sua parte.