Combate a Dengue em Nova Cantu é Referência Para o Estado do Paraná

A dengue causou muita dor à população Cantuense, com a perda de vidas de amigos e familiares, mas jamais desistimos do combate duro contra o mosquito da dengue, e hoje quando o Estado do Paraná registra mais de 40 mil casos de dengue e 30 mortes, o Estado cita nossa cidade como referência, no momento em que não havia veneno para o combate, a remoção mecânica, em contramão à utilização de produtos químicos como o fumacê, o Estado comprovou a efetividade nos resultados de Nova Cantu.

“Estes exemplos são marcantes de resultados reais de ação mecânica, da remoção dos criadouros e do trabalho técnicos das equipes. A queda foi drástica e tivemos sucesso na eliminação dos focos”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Temos que ampliar este trabalho para as demais regiões do Estado. Estamos alcançando resultados positivos. Mas precisamos ainda da ajuda de todos”, afirmou. 

O Estado destaca que em Nova Cantu o índice de infestação predial estava baixo em Nova Cantu e os casos só aumentavam, algo não estava de acordo, com isso todos os 2208 imóveis entre casas, prédios comerciais e institucionais foram verificados. Também foram encontrados poços antigos e fossas com muitos mosquitos, potenciais criadouros do Aedes, que imediatamente foram aterrados. Durante as visitas enquanto uma parte da equipe conversava com o morador explicando a ação e instruindo para a prevenção, outra verificava e recolhia objetos passíveis de acúmulo de água, técnicos aplicavam larvicida em locais onde não era possível esvaziar a água e outro grupo passava o inseticida costal. 

Estas são algumas das ações citadas pelo Estado que funcionaram no combate à dengue em Nova Cantu. O município tomou outras providências como fornecimento gratuito de repelentes, averiguação e nivelamento de todos os bueiros da cidade, Tapar tubos de antenas e placas, tapar buracos em árvores, multa imediata em residências e comércios onde houver criadouros, Realização de Mutirões, Contratação de mais agentes para o Combate, Gratuidade da Caçamba para o Recolhimento de Entulhos de Residências, Distribuição de Tela Para Tapar Suspiros de Fossas, Campanhas de Prevenção Diárias em Rádio, Redes Sociais e Som de Rua, Atendimento da População Com Salas Para Hidratação No Hospital e Posto de Saúde, Acima de Tudo a União Entre, Administração Municipal, População e os Incansáveis Profissionais da Saúde do Município, Jamais Podemos Esquecer que a Dengue se Combate Todos os Dias, Separe 10 Minutos de seu Dia Para Limpar Seu Quintal, Salve Sua Vida, de Sua Família e de Quem Você Ama. 

“Estamos em guerra contra a dengue, vencemos uma batalha apenas, e devemos continuar vigilantes diariamente pra não perder mais para um mosquito,” disse a Secretária de Saúde de Nova Cantu Daiane Oliveira .

DENGUE MATA! Denuncie Locais Onde Possam Existir Focos de Mosquitos, Fones: 35271096, Posto de Saúde, 35271418, Ouvidoria Municipal.

Veja aqui a Publicação da Agência Estadual de Notícias: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=105943&tit=Incidencia-aumenta-e-Parana-passa-a-patamar-de-epidemia-da-dengue

GALERIA DE FOTOS

Combate a Dengue em Nova Cantu é Referência Para o Estado do Paraná - Galeria de Imagens

COMPARTILHAR