Educadores Recebem Capacitação do Programa Agrinho

A parceria entre a secretaria municipal de educação e o SENAR-PR, capacitou nesta quinta-feira, educadores da rede estadual, municipal e escola especial, para o desenvolvimento do programa AGRINHO nas escolas de Nova Cantu, a Secretária de Educação Iara Cristiane Leal da Silva, destaca que com o incentivo do programa alunos terão com certeza um melhor rendimento na educação consequentemente melhorando todo o círculo de aprendizagem.

O Prefeito José Carlos Gomes destaca que com programas como este e a dedicação dos professores, só iremos colher resultados positivos. Nossos professores estão sempre em busca de conhecimento e nós damos a oportunidade deles se aperfeiçoarem. E também damos condições para nossos alunos estarem em sala de aula. Como nós somos um município de interior, precisamos disponibilizar transporte, além de estradas boas para que os ônibus possam transitar. Nós também estamos trabalhando de forma incansável para oferecer atividades no contraturno, ajudando na aprendizagem.

Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP, resultado da parceria entre o SENAR-PR, FAEP, o governo do Estado do Paraná, mediante as Secretarias de Estado da Educação, da Justiça e da Cidadania, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Agricultura e do Abastecimento, os municípios paranaense e diversas empresas e instituições públicas e privadas.

O Programa Agrinho completa 23 anos de trabalhos no Paraná, levando às escolas da rede pública de ensino uma proposta pedagógica baseada em visão complexa, na inter e transdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa. Anualmente, o programa envolve a participação de mais de 1,5 milhão de crianças e aproximadamente 80 mil professores da educação infantil, do ensino fundamental e da educação especial, estando presente em todos os municípios do Estado. Criado com o objetivo de levar informações sobre saúde e segurança pessoal e ambiental, principalmente às crianças do meio rural, o Programa se consolida como instrumento eficiente na operacionalização de temáticas de relevância social da contemporaneidade dentro dos currículos escolares. Especialistas altamente qualificados, de renome nacional e internacional, de diversos grupos de pesquisa que trabalham em rede, fundamentam as informações que compõem o material didático preparado com exclusividade para o Programa. Pelo incentivo à pesquisa, defende-se uma educação crítica, criativa, que desenvolva a autonomia e a capacidade de professores e alunos assumirem-se como pesquisadores e produtores de novos conhecimentos.

O Concurso realizado todos os anos nas categorias redação, desenho, experiência pedagógica, escola e Município Agrinho serve a um só tempo como instrumento de avaliação do alcance das atividades e como uma amostra daquilo que o Programa vem provocando em termos de ações efetivas.O elevado grau de apropriação dos temas apresentados nos materiais, por crianças e adolescentes do Ensino Fundamental, pode também ser comprovado pela Experiência Pedagógica, um relato dos professores sobre a prática educacional que desenvolvem no Programa Agrinho. Desde seu início em 1996, os professores do ensino público municipal e estadual, as crianças e os jovens recebem com entusiasmo e dedicação as atividades do Programa Agrinho. A cada ano esse trabalho vem se superando em qualidade e criatividade.

GALERIA DE FOTOS

Educadores Recebem Capacitação do Programa Agrinho - Galeria de Imagens Educadores Recebem Capacitação do Programa Agrinho - Galeria de Imagens Educadores Recebem Capacitação do Programa Agrinho - Galeria de Imagens

COMPARTILHAR