Nova Cantu Busca Destino Adequado Para Lâmpadas Fluorescentes

O Secretario de Meio Ambiente de Nova Cantu Tiago Fameli, notificou fabricantes, importadores e distribuidores promovam a coleta e destinação adequada destes materiais.
A ação com apoio do Prefeito José Carlos Gomes visa cumprir a logística reversa, com lâmpadas fluorescentes, no sentido de responsabilizar a cadeia produtiva de lâmpadas fluorescentes para que cumpram a legislação vigente. A ação foi uma recomendação do ministério público, acatada pelo prefeito, consiste em fazer com que fabricantes, importadores e distribuidores promovam a coleta e o tratamento final deste resíduo considerado perigoso por conter mercúrio em sua composição, um metal pesado altamente tóxico e contaminante caso descartado na natureza de forma irregular, a partir da notificação as empresas responsáveis terão 30 dias para apresentar o posicionamento, para solucionar o problema.
A Logística Reversa, é a área da logística que trata do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até ao local de origem.
Esta Força Tarefa  foi provocada pelo R20, grupo composto por representantes municipais das 20 regiões do Paraná definidas no Plano Estadual de Regionalização da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Este Grupo, do qual Quatro Barras participa de forma atuante, está perseguindo o cumprimento da Lei, uma vez que esta responsabilidade de atuar na logística reversa  já é exigida pela legislação.
A Lei Federal nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e dispõe sobre seus princípios, objetivos e instrumentos. Nela ficou estabelecido  também as diretrizes relativas a gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, além das responsabilidades dos geradores e do poder público e as multas aplicáveis.

Nova Cantu Busca Destino Adequado Para Lâmpadas Fluorescentes - Galeria de Imagens Nova Cantu Busca Destino Adequado Para Lâmpadas Fluorescentes - Galeria de Imagens