Palestras Sobre a Cultura Regional Indígena

Texto: Sinclair Pozza Casemiro

(Cadeira 14 da Academia de Letras de Campo Mourão-PR)

No dia 08 de agosto de 2019,a convite da Secretária de Educação de Nova Cantu, estivemos presentes no município, juntamente com a Profa. Indígena Jaxy e o Cacique MbeíMbeíTupã’i, quando proferimos palestras em duas escolas. Sempre estivemos acompanhados da dedicada Secretária-Profa. Iara, líder entusiasta da cultura cantuense.
Visitamos, primeiramente, a Escola do Campo, Cantuzinho. Depois, na zona urbana, o Colégio Estadual “João Farias”, onde fizemos duas palestras, procurando atenderalunos de diferentes níveis de ensino.No Colégio “João Farias”, fomos recebidos pela Diretora Kacia Valéria Vendramim, funcionários, sentindo calorosa acolhida, curiosidade e interesse partilhado por toda a comunidade estudantil.
Em Cantuzinho, receberam-nos,igualmente movidos por muito carinho e aguçada curiosidade de conhecimento, primeiramente, a Profa. Diretora  Elisângela Ávila Guidorski, a Pedagoga Aparecida Ammam, alunos, professores e funcionários do Colégio Estadual do  Campo Rui Barbosa  de Cantuzinho, onde iniciamos nossos trabalhos. Essa escola,muito ativa no desenvolvimento educacional cantuense, representa significativo valor para a comunidade como um todo, não apenas pelo ensino que oferece como também pelo trato com o seu patrimônio imemorial . Entre outros projetos, mantém seus  prédios antigos- escola e, ao lado do edifício onde hoje funcionam as atividades escolares cotidianas. Isso não tem como ficar incólume diante de nossos olhares, pela sensibilidade histórica econsciente,  revelando  a sabedoria, o compromisso profissional e social daqueles que ali têm trabalhado para a vida intelectual não só da região rural onde se estabelece, como de todo o município, desde o início de sua existência até a atualidade.Memória é História e História é imprescindível para a formação humana e científicados alunos e da comunidade.
Estivemos nessa comunidade escolar, assim como no Colégio Estadual “João Farias” por dois motivos- ambos que motivaram o convite da Secretária de Educação e Cultura Iara: Concurso de Poesias e Palestra sobre a cultura regional indígena.
Berço da cultura local,no Colégio Estadual “João Farias” passaram e passam iminentes cidadãos da sociedade cantuense, que se projetam em nível não apenas local, mas também  estadual, nacional e internacional. Os elevados valores,  o compromisso e os sonhos ultrapassam as fronteiras, fazendo jus às raízes históricas de desafio e ousadia,  desde os tempos primeiros, de sua formação.
Os alunos de Nova Cantu, tanto da zona rural como urbana,tradicionalmente têm se destacado nos Concursos com premiações. Isso é fruto do empenho e da dedicação dos seus líderes intelectuais e administrativos municipais, professores, coordenadores, diretores e pais, que se preocupam com o desenvolvimento de uma educação e de um ensino qualificado a toda a sua comunidade ao longo de muitas décadas. PARABÉNS, NOVA CANTU!!!