Registro no Cadastro Único pode isentar a taxa de inscrição do Enem 2018

Pessoas registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal interessadas em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 podem pedir isenção da taxa de inscrição. De acordo com o Edital do exame, lançado em 21 de março de 2018, a data para requerer a isenção é separada do período de inscrição para as provas. Assim, o estudante deve acessar o sistema de Solicitação de Isenção do Enem no período de 2 a 11 de abril para informar seus dados.

Podem solicitar isenção da taxa de inscrição qualquer cidadão que atender a um dos seguintes requisitos:

•    Estar cursando em 2018 a última série do ensino médio em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;

•    Ter concluído o ensino médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017;

•    Ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública ou ter sido bolsista integral na rede privada e ter renda familiar, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;

•    Estar inscrito no Cadastro Único e ser membro de família de baixa renda, com renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Não é obrigatório estar inscrito no Cadastro Único para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem. Só é necessário se cadastrar se a pessoa não se enquadrar em nenhum dos requisitos acima e pertencer a família com renda per capita de até meio salário mínimo ou com renda familiar total de até três salários mínimos. Nesse caso, a pessoa deve fornecer o Número de Identificação Social (NIS) no sistema de isenção do Enem.

A aprovação da solicitação de isenção não significa que o participante esteja inscrito no Enem 2018. Após obter a isenção, é necessário ainda acessar o sistema de inscrição, na página http://enem.inep.gov.br/participante, conforme o seguinte cronograma:



Solicitação de Isenção
2/4/2018 a 11/4/2018
Justificativa de Ausência Enem 20172/4/2018 a 11/4/2018
Período de Recursos23/4/2018 a 29/4/2018
Inscrições7/5/2018 a 18/5/2018


O Consulta Cidadão pode facilitar a emissão de comprovante do NIS para isenção da inscrição no Enem

www.mds.gov.br/consultacidadao

GALERIA DE FOTOS

Registro no Cadastro Único pode isentar a taxa de inscrição do Enem 2018  - Galeria de Imagens

COMPARTILHAR